-
O quadro exposto é uma casa de vidro, pois revela toda intimidade do autor. A rosada flor perfuma o mesmo aroma de Rick Van Pelt, não tem cheiro nenhum diferente da imagem exposta. Sua intimidade estar em ser transparente, de modo que consiga captar as entranhas da natureza, como diz um ditado chinês que gosto muito: é um espelho da terra ao céu. Tantas vezes esse seu silêncio me fez hipnotizar, como alguém que apanha uma flor e simplesmente cheira.
Rick para mim é o vitral da sua lente fotográfica, que mostra aos outros a beleza da natureza de cada coisa. O belo para o fotógrafo é uma flor sedutora, que se o contemplador abrir ao inconsciente, como é convidado, é composto não só pelo que aparece como as pétalas, as anteras e os filetes, mas ao que deseja germinar como o óvulo e o ovário presentes internamente na flor.
Patricia Kaminski, pesquisadora da terapia floral, entende o arquétipo da flor enquanto a transcendência do físico à dimensão espiritual. A pesquisadora analisa o mito grego da Deusa Íris, que fazia a ponte entre o céu e a terra, na competência de comunicar a sabedoria dos deuses para os humanos, também como o processo da planta ao florescer, que invoca a clareza das cores.
Perdemos o pudor! Olhem bem o que se parece a imagem? Não é uma vagina? Não se trata de uma vagina sublimada em uma flor? Se caso afirmativo, e a pesquisadora esteja correta, então se conclui que a vagina é o que transcende? A imagem trata do símbolo da vagina sedutora como se manifesta em diversas culturas?
Sobreposto à fotografia impressa esta um enigmático vidro, que provoca a sensação do efeito de um prisma. O vidro é a cerâmica mais purificada que se pode produzir, porém é o material mais frágil de toque, tal como é uma flor, rapidamente perecível a sensibilidade. Quando os apaixonados presenteiam a amada com flores, logo são ingênuos porque as flores vão murchar? Ou realmente as flores têm longa duração como o vidro?

Quando um raio, um intenso feixe de luz, cai sobre a terra, petrifica o chão formando uma espécie de vidro e nisso reside uma obra de arte sublime.
Darlon Silva,
Poeta
-
-
Fotografias: Rick Van Pelt e Raquel Vasconcelos