Há alguns anos, foi feito uma pesquisa em São Paulo sobre quem seria o maior artista do século XX – não vou criticar o resultado até porque o assunto é velho e já discutido, mas acontece que colocamos esta questão na mesa de um café entre amigos, e, como esperado, as respostas, depois de várias discussões, foram opostas e polêmicas. A tarefa de escolher uma pessoa pra representar um século é mesmo complicada. Entre os citados, apareceu James Joyce (liderando), Picasso, Warhol... Mas um nome parece ser notório no mundo das artes neste período, por isso fiz minhas apostas em Marchel Duchamp.

Isto porque Duchamp parece ter captado algo essencial que mudaria o conceito das artes no século passado: a apropriação e a intervenção. Um dos argumentos que utilizávamos na discussão era de como que a obra do artista dialogava com as outras artes e com a sociedade, assim, ganhando uma maior “pontuação”. Ora, o conceito de Ready Made criado por Duchamp é claramente onde os artistas conceituais e todos os outros movimentos da década de 1960 vão apoiar-se, porque é através de um “urinol” que Duchamp dá ao mundo das artes o alvará que livra as obras de arte apenas enquanto técnica, curiosamente a obra leva o título de "A Fonte". E transcendendo este conceito, de forma breve, podemos perceber claramente algumas das maiores práticas contemporâneas; da fotografia (já livre dos argumentos conta a técnica), performance e a dança contemporânea (que apropria dos movimentos do cotidiano), o grafite (como intervenção urbana), a escultura e instalação (apropriando-se de elementos não-tradicionais), até mesmo a música (com o exemplo mais próximo do Tropicalismo).

Sei que meus argumentos ainda são superficiais e breve, mas convido todos para o mesmo exercício. Vou abrir hoje uma enquete na nossa página do facebook,espero a opinião de cada.

 Juca Lordello


P.s: Soube que o SBT está elegendo o maior brasileiro de TODOS OS TEMPOS, e quem lidera é Lula e Senna. Tá bem, mas vamos lá, acho que eles esqueceram JK, Machado de Assis... Jorge Amado... (hm?)


Categorias: