Para
o desenvolvimento prático entre duas disciplinas num mesmo ambiente é
necessário que exista uma interação entre ambas, para não se tornar mais
complexo do que seria explicando apenas uma única disciplina e deixar o
educando mais confuso, foi optado a metodologia do estudo das cores, pelas
características mais aproximadas que ambas poderiam ser explicadas num mesmo
ambiente escolar com enfoque num determinado assunto da Biologia, no caso o
aposematismo, e um movimento artístico nas Artes, o Fauvismo.
A ideia utilizada de relação entre
ambas seria de que as cores têm carater fundamental no processo de produzir
sentimentalidade no ser vivo, difunde e transmite emoções, aguçam sentidos e
emoções provenientes da sua intensidade ou desprovida da mesma.
Teoricamente as cores baseiam-se em
primárias, secundárias, terciárias e as cores neutras, sendo na mistura dessas
cores que encontramos as diversas possibilidades de cores que se fundem e
transformam-se numa infinidade de outras cores.
No aspeto de transmissão de sensações,
fundamentalmente, as cores exercem estímulos através das cores frias e quentes,
sendo uma das formas mais simples de decodificar estas sensações provenientes
das cores, apesar de que, cada ser tem uma reação diferente aos estímulos
exercidos pelas cores, tendo comportamentos diferentes em relação a mesma,
podendo ser tratado esporadicamente ou não, como um sentimento relativo vindos
de questões culturais, sobrevivência e sensações ou diversos outros fundamentos
de definição e importância, que acabam por tornar uma influência.
Visualizando-se numa teoria sobre
cores já idealizada como metodologia de ensino, o sentimento que as cores
provocam ou podem provocar em determinado momento nos seres vivos, na maioria
das vezes, acabam por traduzir numa forma simbólica e pré-determinada, que
resumidamente são referente as sensações entre cores quentes e frias em que, as
cores frias tem uma tonalidade mais escura transmitindo uma sensação de
melancolia, introspeção, serenidade dependendo da descarga emocional que o
artista queira demonstrar através das cores e suas pinceladas, já as cores
quentes por outro lado exercem uma sentimentalidade contraria transmitindo uma
sensação de euforia, extroversão e outros sinónimos do género.
Ligando-se as cores na
representabilidade e funcionalidade artística e fazendo-se uma interação nos
aspetos da disciplina de biologia com um assunto mais especifico, no caso, o
aposematismo, em que os animais utilizam-se das cores já permanentes em seu
corpo, como um meio de sobrevivência de sua espécie e adaptação ao meio aonde
vivem e interagindo este fenômeno com a Arte, pode-se encaixar perfeitamente
com o movimento Fauvismo que surgiu na França no inicio do seculo XX, a partir
do nome “le fauves” (as feras, em português), em que pretendia-se uma arte do equilíbrio
de pureza e serenidade. A junção destes dois conceitos abordados em sala pode
trazer consequências positivas para o aluno pois o aluno estaria envolvido em
duas áreas diferentes, mas através de um elo de ligação entre ambas. Posteriormente,
ele iria recordar dos aspetos entre ambas pois um dos aspetos que definem
assimilação do conhecimento esta na diferença entre ver e observar, quando se
utiliza apenas o ato de ver, enxergamos apenas o que esta em nosso redor e
identificamos, logo o conhecimento esta disperso de tornar efetivo perdendo-se
consequentemente, ao contrario de observar, que se pesquisa de forma detalhada
e cria-se uma elo de ligação entre assuntos de particularidades distintas.
Maurício Teixeira Santos
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