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Na artista que respeita a
gravidade da física o mais fundamental é seu peso. Suas criações exercem uma
força na planície da história da arte, capaz de fixar todo seu peso.
A teoria da gravidade,
como o próprio nome sugere, refere ao peso do ser que tende a maternidade, da
qual Tilde Santtos se baseia principalmente nas descobertas da Psicologia. Mas
a obra ganha independência das teorias freudianas quando o corpo é caracterizado
enquanto esguio. Assim como na teoria da relatividade, o espaço e tempo são
curvos, o corpo é modelado de uma leveza que sustenta o peso da consciência
para se relacionar.
A coluna do boneco é o que
transforma a obra em uma arte maior, em harmonia as novas ideias da física
quântico-relativísticas, também de uma evolução da psicanálise descrita de
forma artística. A coluna tanto tende ao chão como também pode se inclinar para
trás e dar os movimentos que liga sua extensão, com toda sua unidade.
A artista da início a um
novo caminho para a história da arte, através de fundamentais acréscimos a
vanguarda do surrealismo, um maduro trabalho que traz significados de
abrangência a várias correntes contemporâneas da ciência. A inconsciência não é
vista como uma pré-consciência. Consciência e a inconsciência são facetas da
manifestação do ser que deseja experimentar o mundo.
Chama atenção nesse
inaugural caminho, à amostra dos materiais de produção expostos em galeria: um
boneco inacabado, arame, massa e esboço de pintura, apontando a ideia da
construção do individuo vivente de mundo. Que na sua complexidade de sentir,
tanto a intimidade e a sociedade, constrói sua identidade existencial.
As grafias não concluídas
têm uma intenção de cidadania, de escancarar como se produz a alma do objeto
artístico. Quando os visitantes perguntavam a artista, que material foi
utilizado? A resposta foi direta: biscuit, um material muito surpreendente para
o público, que espera um “mega discurso” de produção da obra. O material usado
é revelador, pois ressalta uma textura muito semelhante à realidade do
homem.
A artista é também uma
mulher política quando rejeita o sofisma da linguagem erudita e dialoga com o
vulgo, profundamente e sem dominações acadêmicas. É também performista a todo
tempo que interage de modo igualitário.
Assumindo as Unidades, não
existe uma balança reguladora do pesado a sua leveza de percepção, da
intimidade ao corpo social, que ambos são personalidades apresentadas. Sua
complexidade esta em como lhe dar com essas duas forças psicofísicas. O
principio equilibrador é o da igualdade de oportunidade, essa é a derradeira
proposta de Tilde Santtos: muitos em um só.
Darlon Silva,
Poeta.
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Fotografias de Raquel Vasconcelos
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